Sistema B, você já ouvir falar?

Conheça três tecnologias capazes de revolucionar o varejo

Não existe mais limite entre os mundos físico e digital. Pelo menos não no varejo. Nos últimos anos, uma série de tecnologias ganhou escala e alcançou os mercados dos mais variados setores. São inovações que permitem aumentar exponencialmente a capacidade de gerenciar a produção, a distribuição e as vendas, comunicar-se com os consumidores diretamente por meio de seus smartphones e gerar interação desde as vitrines.

Robert Pernice, diretor global de etiquetas inteligentes para o segmento de beleza da Avery Dennison, afirma que essas mudanças estão transformando a área em que atua. “O mercado de beleza está migrando para o omnichannel, a convergência de canais. Não importa mais onde você vende, o importante é utilizar todas as ferramentas disponíveis da melhor forma”, afirma. “A personalização e o número de cores disponíveis crescem na taxa de 5% ao ano. Esse fenômeno está aumentando ainda mais o desafio de gerenciar bem os estoques, além de dar a possibilidade ao consumidor de comprar em qualquer canal com uma experiência sem barreiras.”

Especialista nessas soluções, a multinacional americana Avery Dennison apresentou seus produtos em São Paulo, no primeiro dia da Latam Retail Show, um dos maiores eventos de varejo e consumo da América Latina.

Tags inteligentes

As etiquetas inteligentes permitem rastrear os produtos com um alto grau de eficiência. Assim, elimina um problema antigo que todo lojista conhece muito bem: o sistema indicar que ainda existem algumas poucas unidades disponíveis de determinado produto no estoque quando, na verdade, não há mais nenhum.

O setor de beleza, em especial, com suas centenas de diferentes cores de batom e de maquiagem, começa a se beneficiar dessa tecnologia. “Antigamente, ao longo de um ano, o setor perdia o controle sobre 30% do estoque de seus produtos”, afirma Pernice. “Com a RFID, o nível de acuracidade de inventário chega a 99%.”

O diretor da Avery Dennison cita um caso específico de outro setor, o de calçados. “A Macy’s mantém uma loja em Nova York que tem o tamanho de um quarteirão. Todos os dias, centenas de pares de sapatos são retirados do estoque ou das vitrines. E ao fim do dia precisam ser repostos. Com as etiquetas inteligentes, a loja faz esse trabalho muito mais rapidamente, mantendo os produtos sempre disponíveis para a compra. Os resultados aparecem rapidamente.”

Robert Pernice lembra que as etiquetas RFID são acessíveis: “Hoje, custam oito vezes menos do que quando eu comecei a trabalhar com o produto, há 25 anos”. E já alcançaram um grau de desenvolvimento tecnológico que permite aplicar as etiquetas em situações desafiadoras, como embalagens metálicas e produtos líquidos.

 Robert Pernice, diretor global de etiquetas inteligentes para o segmento de beleza da Avery Dennison: “Não importa mais onde você vende, o importante é utilizar todas as ferramentas disponíveis da melhor forma”

Robert Pernice, diretor global de etiquetas inteligentes para o segmento de beleza da Avery Dennison: “Não importa mais onde você vende, o importante é utilizar todas as ferramentas disponíveis da melhor forma” (Mariana Pekin/Abril Branded Content)

Conversa eletrônica

A Avery Dennison também desenvolve soluções em Near Field Communication (NFC). Como o nome indica, essa tecnologia possibilita a troca de dados entre dois dispositivos eletrônicos compatíveis e próximos entre si.

As aplicações para o varejo são inúmeras. Ela permite melhorar a comunicação com o consumidor, pois permite criar um storytelling sobre o seu conceito, sua origem e fabricação, o modo de usar e os efeitos esperados. Tudo isso diretamente pelo smartphone do cliente.

TV na vitrine

Para avançar na comunicação com o consumidor, a Avery Dennison fez demonstrações, durante a Latam Retail Show, da plataforma interativa Vela. Ela funciona como uma película posicionada sobre as vitrines que transforma o vidro comum em uma tela, em que podem ser expostos vídeos e informações sobre promoções.

Quando o lojista preferir, a tela volta a ser uma vitrine comum. Dinâmica e versátil, a tecnologia permite melhorar a comunicação com os consumidores e os possíveis novos clientes. É mais um passo na aplicação de tecnologias acessíveis e que estão transformando o varejo.

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