Sistema B, você já ouvir falar?
Esta semana circulou no Valor Econômico um artigo da jornalista Vanessa Adachi falando justamente sobre o tema.
181 CEOs de empresas americanas divulgaram um manifesto em 19 de agosto, afirmando que adotarão um modo de fazer negócios que valorize consumidores, funcionários, fornecedores e as comunidades onde estão inseridas. Ainda declaram que o lucro não deve ser o único objetivo e que as empresas também são responsáveis pelo bem-estar da sociedade.
Segundo Nancy Koehen, historiadora da Harvard Business School: “Eles perceberam que o ‘business as usual’ não é mais aceitável”.
Agora você pode estar pensando, sim, mas e quem paga as contas?
É Larry Fink, CEO da Black Rock, maior gestora de recursos do mundo, que ajuda a esclarecer:
” O lucro não é de forma alguma inconsistente com o propósito; de fato, o lucro e o propósito estão intimamente associados.”
Quem traz à tona e impulsiona muitas destas questões do Sistema B são os famosos “millenials”, que querem consumir produtos e serviços e investir em empresas que tenham em seu propósito produzir mudanças positivas e comprometimento em devolver a sociedade.
E para que fique clara esta questão de propósito com lucro, cito um trecho do artigo:
“Ainda há muita confusão entre investimentos sustentáveis e filantropia. Os defensores da tese dos investimentos de impacto ou aqueles que seguem os critérios ASG (ambiental, social e de segurança) não abrem mão do lucro, mas propõem que é possível obter retornos financeiros compatíveis com os de investimentos convencionais e fazer o bem ao mesmo tempo, algo que os mais entusiasmados se arriscam a chamar de um novo capitalismo.”
Para quem quiser saber mais sobre o Sistema B, sugiro os dois links abaixo:
https://sistemab.org/br/quem-somos/
E se você precisar de ajuda para repensar a sua forma de fazer negócios conte conosco! mariana@hagelconsulting.com.br